DestaqueNotícias

Deputado Raimundo Santos participa de debate sobre rotas para a produção do hidrogênio; seminário em Belém deve ocorrer no início de agosto

Parlamentar interage com especialistas e pede a presidente da Comissão do Hidrogênio que evento seja realizado no começo do próximo mês na Alepa

O deputado federal Raimundo Santos (PSD-PA) participou na tarde de hoje (11 de julho) da reunião da Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde da Câmara dos Deputados, da qual faz parte, que teve como tema “Rotas Tecnológicas para a Produção de Hidrogênio Sustentável”. O objetivo foi discutir os aspectos envolvidos em cada uma das rotas de produção do hidrogênio. No encontro, semipresencial, foram enfocados diversos aspectos, como cadeia produtiva, importação, marco legal do hidrogênio e produtividade com valor agregado em favor do País.

Dirigido pelo presidente da Comissão, Arnaldo Jardim, e com a interação do vice-presidente Fernando Mineiro, do relator João Bacelar e de especialistas no assunto, o debate registrou importantes explanações sobre a utilização socioeconômica e sustentável do hidrogênio verde. Estiveram participando do evento Daniel Gabriel Lopes, diretor da Hytron – Soluções em Hidrogênio e Energia; Luiz Augusto Horta Nogueira, professor da Universidade Federal de Itajubá (MG ); Miguel Andrade, gerente de Negócios Senai/Climatec) da Bahia; Giovane Machado, diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); e Gonçalo Amarante Guimarães Pereira, coordenador do Laboratório de Genômica e Bioenergia da Unicamp.

Na ocasião, o deputado Raimundo Santos, ao ser anunciado pelo presidente da Comissão, Arnaldo Jardim, questionou sobre a data prevista para o seminário com a temática do hidrogênio verde, que ocorrerá no mês de agosto na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), em atendimento ao requerimento de sua autoria, o primeiro apresentado no colegiado da Câmara dos Deputados.

Na argumentação, ele defendeu que o ideal seria a realização do encontro da Comissão no começo de agosto, já que a Cúpula da Amazônia terá evento marcado nesse período, nos dias 8 e 9 do mesmo mês, com foco na reconstrução de políticas públicas para a região amazônica, representando a maior iniciativa internacional do Brasil no ano.

Nos dias que antecederão a Cúpula, entre 4 e 6 de agosto, Belém, que sediará em 2025 a Conferência do Clima em 2025 (COP 30), deverá sediar múltiplas iniciativas, como seminários, debates, exposições e manifestações culturais para pautar a formulação de novas estratégias alusivas à região. Essas iniciativas consistirão no que tem sido chamado de “Diálogos Amazônicos”.

Sensível, o presidente Arnaldo Jardim respondeu publicamente que será providenciado um reagendamento do seminário na Assembleia Legislativa (Alepa) em conversações diretamente com o parlamentar paraense e com o relator João Bacelar. A decisão será comunicada posteriormente aos demais integrantes da nossa Comissão do Hidrogênio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Congresso de Adolescentes 2024 – Remanescentes Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém