Notícias

No aguardo de informações da SEMA

Requerimento de informações de autoria do deputado Raimundo Santos(PEN), presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração do Pará, está na mesa do secretário de Meio Ambiente, José Alberto Colares, desde janeiro, pedindo esclarecimentos acerca do propalado cancelamento da licença ambiental para o derrocamento do “Pedral do Lourenço”, no leito do rio Tocantins, considerado essencial para a hidrovia Tocantins/Araguaia,compromisso assumido pelo governo federal dentro de um pacote de investimentos que teria como contrapartida da Companhia Vale a instalação de complexo siderúrgico mineral em Marabá e do qual o governo do Pará participou se responsabilizando por ações de infraestrutura.

A viabilização da hidrovia, fundamental para a instalação do polo metal mecânico na região, se sustenta em duas grandes obras: a construção das eclusas de Tucuruí e o derrocamento da área rochosa conhecida como “Pedral do Lourenço”, que permitiriam a navegação em aproximadamente 500 quilômetros, desde Marabá até o porto de Vila do Conde, em Barcarena(PA), de comboios durante todo o ano, sem as limitações impostas pelos períodos de águas baixas do Tocantins.
Em relação às eclusas, houve o cumprimento do compromisso pelo governo federal. Falta ainda a segunda obra, sem a qual a primeira perde a finalidade. Em 2009, a Secretaria de Estado de Meio Ambientedo Pará – SEMA expediu Termo de Referência indicando  a necessidade de o DNIT providenciar o Relatório de Controle Ambiental(RCA) para realização das obras de derrocamento do “Pedral do Lourenço”. O RCA foi protocolado junto à SEMA para que a licença fosse expedida.
A licença foi concedida pela SEMA, de tal forma que em novembro de 2010 foi iniciado o processo licitatório para a realização da obra. Ocorre que, de forma surpreendente, foi divulgado o cancelamento da referida licença pela Secretaria de Meio Ambiente, dando conta de uma demanda do Ibama nesse sentido, sem esclarecimento das razões.
“A obra é fundamental para o desenvolvimento do Pará. Sua não realização, mais do que quebra de compromisso, condena o nosso povo ao atraso e ao subdesenvolvimento econômico e social. O mais grave de tudo é que ou não se tem informações sobre a real situação da licença e do empreendimento; ou estas são imprecisas e contraditórias”, alerta o deputado Raimundo Santos.
Fonte : http://uruatapera.blogspot.com.br/2013/02/no-aguardo-de-informacoes-da-sema.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém