Notícias

Frente Parlamentar é o canal de debate entre setor mineral e sociedade civil

Em busca da convergeência por uma indústria mineral moderna , competitiva e sustentável, a Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Estado do Pará surge como um dos mais importantes canais de debate com o setor mineral, produtivo e sociedade civil. Liderada pela Assembléia Legislativa do Estado do Pará, com o apoio de entidades representativas  do setor mineral, a Frente tem como presidente o deputado Raimundo Santos.

A valorização da mineração sustentável, como atividade essencial para o desenvolvimento socioeconômico e melhoria da qualidade de vida da população paraense, é o mais importante objetivo proposto pela Frente que envolve o compromisso com a justiça social, a viabilidade econômica e o equilíbrio ambiental.Para isso serão sugeridas políticas de fomento à inovação do desenvolvimento sustentável em municípios mineradores , captação de investimentos , formação de mão de obra local e verticalização da produção mineral paraense.

O movimento já conta com a adesão de várias instituições. entre elas a Alepa, Simineral, Ibram, Fiepa, Sebrae e Câmara Municipal de Marabá. Uma das primeiras atividades da Frente será a visita às cidades mineradoras do Pará e de outros estados. A primeira será neste fim de semana em Paragominas , considerando um case de sucesso por ser um grande polo minerador e referência com o projeto Município Verde. Haverá também visitas em outras assembleias legislativas de estados mineradores. Tudo para conferir de perto as boas práticas e trazer para o estado o que se faz de melhor pelo Brasil no que diz respeito à mineração sustentável.

O setor mineral tem um peso de mais de 92 % na balança comercial paraense, gerando 232 mil empregos diretos e indiretos . De acordo com o Simineral, até 2016,  o Pará terá investimentos na ordem de US$ 41 bilhões na mineração. O sindicato prevê, ainda , a geração de 113 mil novos postos de emprego no estado nos próximos quatro anos.

 

Fonte: Jornal ” O Liberal “. Belém, terça-feira , 26 de junho de 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém