DestaquesNotícias

Deputado Raimundo Santos pede sessão especial para discutir petróleo no Pará

A exploração de petróleo no Pará, na região de Salinas, e na Comunidade Tabocal, em Santarém, foram alvo de um requerimento do deputado Raimundo Santos para que se discuta a real presença de hidrocarbonatos naturais (petróleo, gás natural etc.) nessas regiões e de que maneira o Pará poderá se beneficiar com o início das atividades exploratórias comerciais efetivas.

Bacia Pará-Maranhão
Bacia Pará-Maranhão

De olho nas descobertas por estudos geológicos da presença de petróleo e gás no litoral de Salinas, em 2011 um ato público realizado no Ginásio Poliesportivo de Salinas marcou a doação de 43 hectares pelo então prefeito de Salinópolis, Vagner Curi, para construção do Polo Universitário de Ciência e Tecnologia da UFPA, que ofertaria cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural, e de Engenharia Oceânica, além de um curso técnico profissionalizante de Pesca, na região.

Já em Santarém, na Comunidade de Tabocal, um campo experimental de pesquisa sobre petróleo e gás natural está sendo montado a poucos metros da rodovia. Moradores da região já vivem o sonho da descoberta de petróleo no Planalto Santareno, já que as pesquisas também se estendem a outros municípios, como Mojuí dos Campos e Belterra. A empresa mineira Georadar Levantamentos Geofísicos, detentora da licença ambiental desde fevereiro de 2012 para o empreendimento, conseguiu empréstimo no valor de R$ 143 milhões junto ao BNDES para viabilizar o projeto de pesquisa em Santarém, que deve mobilizar cerca de 500 profissionais.

A sessão especial, solicitada pelo deputado Raimundo Santos, visa esclarecer, através dos órgãos competentes, a exploração do petróleo em Salinas e Santarém, bem como todo cenário exploratório petrolífero no estado do Pará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém