DestaquesNotícias

OAB/PA adere à Frente Parlamentar pela Mineração

Durante a inauguração da Casa da Mineração, realizada na tarde desta quinta-feira (30), a OAB/PA confirmou sua adesão à Frente Parlamentar pela Mineração Sustentável. A Frente tem como presidente o deputado Raimundo Santos e objetiva abrir um fórum de debates para discutir diretrizes que contribuam para promover uma mineração mais sustentável na região, criar redes de fornecedores nos empreendimentos locais, sugerir alternativas econômicas após o encerramento das atividades minerais e, acima de tudo, incentivar a verticalização da produção mineral, já que o Pará é um dos principais produtores de minério do Brasil.

Jarbas Vasconcelos ao lado de José Fernando Gomes Junior, presidente da SIMINERAL, e do deputado estadual e presidente da Frente da Mineração, Raimundo Santos

Na ocasião, o documento foi entregue pelo presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos, ao presidente da Frente Parlamentar e ao presidente Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (SIMINERAL), José Fernando Gomes Júnior. Segundo Jarbas Vasconcelos, a OAB/PA não poderia deixar de estar comprometida com o debate de uma temática que é decisiva para a vida dos paraenses e para o desenvolvimento do estado. “Com essa produção mineral, o Pará contribui para o saldo positivo da balança comercial brasileira.

A OAB/PA também pretende criar uma Comissão de Direito Minerário que debata esse tema com a sociedade civil, com os empresários e com o governo, fazendo com que nós possamos construir uma política efetiva de compensação da exploração mineral em favor do desenvolvimento do estado do Pará”, declarou o presidente.

Para José Alex Athias, advogado, a importância da adesão da Ordem à Frente Parlamentar de Mineração Sustentável é imensa. “Essas duas palavras traduzem a atividade econômica mais importante no estado do Pará e a preocupação mais premente: mineração e sustentabilidade. Basta isso para dizer a importância da atuação institucional da ordem que deve ser louvada nesse tipo de iniciativa”, concluiu.

Dentre os desafios da Frente estão a valorização da mineração sustentável como atividade essencial para o desenvolvimento econômico e para a melhoria da qualidade de vida da população paraense, o incentivo à adoção de políticas de fomento à inovação e ao desenvolvimento sustentável em municípios mineradores, o incentivo à captação de investimentos e à verticalização da produção mineral paraense. O movimento também estará comprometido com o fomento à capacitação e ao aproveitamento da mão de obra local.

Jarbas Vasconcelos e o presidente da SIMINERAL José Fernando Gomes Junior

osé Fernando Gomes Júnior, Presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (SIMINERAL), declarou que a adesão da OAB/PA à Frente Parlamentar é uma honra para o setor inteiro. “A OAB/PA vem para somar e nós ficamos muito felizes com a participação junto com a SIMINERAL e a Assembléia Legislativa na Frente Parlamentar pela mineração sustentável”, falou.

De acordo com Márcio Medeiros, chefe do Setor Jurídico da Vale, a economia mineral do Estado do Pará é uma das razões que mais tornam necessária a participação da Ordem na Frente Parlamentar. “Nós temos diversos empreendimentos no estado e temos muitos outros a vir. Com a OAB/PA na Frente, o diálogo com os políticos e a sociedade aumenta, podendo alavancar a atividade pra novas empresas, gerando renda e novas perspectivas de crescimento para o estado”, concluiu.

Matéria retirada na íntegra do site da OAB/PA
Fotos por Paula Lourinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém