DestaquesNotícias

Deputado Raimundo Santos propõe criação de Frente Parlamentar de apoio à Mineração do Estado

O Deputado Raimundo Santos, membro da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente, Geologia, Mineração e Energia – CEMAGME, apresentou, na manhã desta quarta-feira (08), no Plenário da Assembleia Legislativa do Pará – Alepa, o Projeto de Resolução para a criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Estado do Pará e o Projeto de Lei de criação do Dia Estadual da Mineração, a ser celebrado anualmente no dia 14 de março.

Um dos objetivos da Frente é “valorizar a mineração sustentável como atividade essencial para o desenvolvimento socioeconômico e para a melhoria da qualidade de vida da população paraense”. O desenvolvimento, proposto pela Frente Parlamentar, envolve, portanto, ao mesmo tempo, o compromisso com a justiça social, a viabilidade econômica e o equilíbrio ambiental.

Segundo o deputado Raimundo Santos, a indústria mineradora é a atividade produtiva que mais investe no Pará, gerando cerca de 230 mil postos de trabalho no Estado, entre empregos diretos e indiretos. A produção mineral corresponde a 90% das exportações paraenses levando o Pará a ser o segundo maior produtor mineral brasileiro, contribuindo com 28% da produção nacional.

Em seu discurso, Raimundo Santos enfatizou as características democrática e eficiente da Frente Parlamentar, que será composta não apenas por parlamentares, mas, também, por líderes de entidades públicas e privadas, além de organizações do movimento social interessadas na consecução dos seus objetivos. O deputado citou que já há outras Frentes criadas em alguns estados mineradores, com o mesmo alvo de defender o desenvolvimento sustentável da mineração.

Na oportunidade, o segundo-secretário, deputado Eliel Faustino (PR), parabenizou a iniciativa do deputado Raimundo Santos. Disse ainda que o projeto da criação da Frente Parlamentar aconteceu em momento oportuno e destacou a importância de desenvolvimento da mineração no Estado. “Visto que a mineração é uma das maiores riquezas da Amazônia e do Estado do Pará, faz-se necessário que esta tenha uma atenção e arrecadação à altura do que é produzido pelo Estado” concluiu.

Por sua vez, o deputado Márcio Miranda ressaltou que “devido a potencialidade mineral do Estado do Pará, medidas como essa se fazem necessárias. É preciso ter visão para entender esse momento, e o deputado Raimundo Santos teve e merece nossos parabéns e nossos cumprimentos por isso. Pode contar conosco neste pleito”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém