InformativoNotícias

Deputado Raimundo Santos requer a realização de sessão solene pelo trancurso dos 500 anos da Reforma Protestante

A Assembleia Legislativa aprovou o requerimento do deputado Raimundo Santos, de nº 16/2017, para realização de sessão solene que homenageará a comunidade evangélica do Brasil e do mundo pelo transcurso dos 500 anos da reforma protestante. O evento ocorrerá no dia 30/10/2017, às 10h, no Plenário ¨Newton Miranda¨ da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Em suas justificativas o deputado Raimundo Santos ressaltou o seguinte:

‘‘A contribuição dos evangélicos através dos séculos, a partir da Reforma, foi decisiva para a causa da liberdade, não só religiosa como de pensamento e expressão. A Reforma trouxe uma grande contribuição para o mundo, tanto no campo da fé, como na política, nas artes e na ciência.
A igreja de então detinha todo o poder sobre o saber e influência decisiva na política. Era o monopólio religioso que predominava. Lutero rompeu a barreira do clericalismo, insurgindo-se contra este domínio. O reformador impulsionou grandemente a democratização e popularização de todos os setores do conhecimento humano.

No Brasil, o papel dos evangélicos foi fundamental na conquista da liberdade religiosa, liberdade de ensino e separação entre Igreja e Estado.
No Brasil colônia, a presença dos evangélicos foi tímida por causa das perseguições da inquisição. Com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, protegida pelos ingleses, que eram evangélicos, a situação começou a mudar. A presença dos evangélicos passou a ser tolerada e aumentou com a imigração, surgindo em 19 de agosto de 1855, a primeira escola dominical em solo pátrio, instalada pelo casal de missionários Rev. Roberto Kalley e Sra. Sara Kalley. A escola dominical representou o início de uma nova etapa no evangelismo brasileiro, através da divulgação e ensino da mensagem direta da Bíblia ao nosso povo. Os evangélicos passaram então a ter influencia decisiva no desenvolvimento da cidadania do Brasil.’’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo