DestaquesGeralNotícias

Projeto de Indicação de autoria do deputado Raimundo Santos é referência para outros estados

O projeto de Indicação n.°13/2016, que cria o adicional de compensação orgânica referente à atividade de mergulho de resgate exercida por parte do efetivo do Corpo de Bombeiros Militares do Pará, de autoria do deputado Raimundo Santos e aprovado à unanimidade tanto na Comissão de Constituição e Justiça quanto no plenário da Assembléia Legislativa, foi solicitado por oficiais do Corpo de Bombeiros da Paraíba, que querem copiar o texto para implantar lá o benefício. Como a iniciativa é reservada, por força da Constituição, ao governador do Estado, para ter eficácia de lei é preciso que o projeto seja reenviado pelo Executivo ao Legislativo.
A proposição foi muito festejada pelos Bombeiros, por ser questão de justiça reconhecer os riscos do exercício de atividade hiperbárica, considerada extremamente perigosa. Nos muitos e caudalosos rios do Estado, há incontáveis casos de afogamentos e naufrágios e o Pará é o pioneiro nesse trabalho de mergulhadores em toda a região Norte, desde 1981, quando houve o naufrágio do Sobral Santos II e todos perceberam a enorme necessidade de preparo da equipe, levando em consideração aspectos técnicos, psicológicos e emocionais.
Os que exercem essa função na Marinha e nos Estados do Amapá e Rondônia já recebem o adicional de compensação. Quando mergulha, o Bombeiro Militar coloca o corpo sob pressão e, quanto mais fundo, maior será a variação de pressão, que provoca vários danos ao organismo. Entre os riscos, estão o enrosco no fundo, onde o bombeiro pode não conseguir se desvencilhar, o ar de cilindro acabar e causar a morte. Para se ter uma ideia, a ONU considerou o trabalho de mergulhadores o segundo mais perigoso do mundo.
A atividade de mergulho existe há mais de 50 anos no Pará. O primeiro mergulhador de resgate do CBMPA foi o coronel da reserva remunerada Marcos Aurélio Aquino Lopes, formado pela Marinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém