DestaquesGeralNotícias

Galeria de Ex-presidentes da CCJ é inaugurada na Alepa

Na última terça-feira, (19/02), o deputado Raimundo Santos (PATRIOTA51), que presidiu a Comissão de Constituição e Justiça ao longo dos últimos oito anos, foi o idealizador do evento que marcou a inauguração da Galeria de Fotos dos Ex-presidentes da CCJ e deixou lotadas as dependências da Assembleia Legislativa do Pará. Desde a década de cinquenta até os dias atuais, vinte e um parlamentares já ocuparam a presidência da CCJ, que é considerada uma das comissões mais importantes de qualquer Casa Legislativa do País.

Durante a cerimônia, marcaram presença alguns dos ex-presidentes da comissão como Hamilton Guedes, Gervásio Bandeira, Zeno Veloso, Cézar Colares e Alexandre Von. A única mulher a presidir a CCJ, a deputada Regina Barata, também presente no evento, comentou sua experiência. “Me sinto honrada como mulher, como parlamentar, por ter sido a única mulher a presidir a CCJ”, disse emocionada.

Familiares de ex-presidentes já falecidos também compareceram à inauguração como Carmem Brabo e Alessandra Haber, filha e neta, respectivamente, do ex-presidente Osvaldo Brabo de Carvalho; Cesar Augusto Reis Ferreira e Dória Leite Ferreira, filho e esposa, respectivamente, de José Manuel Reis; Marcelo Chermont, filho de Mário Chermont.

O deputado Raimundo Santos comentou o simbolismo do ato: “Estamos reestabelecendo e mantendo viva a memória e a história desta comissão”, afirmou. “Ressalto que não há estado democrático sem o parlamento, e não há parlamento sem uma Comissão de Justiça que faça a análise de admissibilidade jurídica dos projetos e leis”, disse.

Zeno Veloso, também ex-presidente e jurista de grande prestígio no estado do Pará, comentou a honra de ter feito parte da constituinte no final da década de oitenta. “De tudo o que vivemos aqui, fazer parte da constituinte foi a honra maior. Por isso, é importante lembrar e comemorar esses 30 anos. Conseguimos aqui, com nossa constituição, avançar em algumas matérias mais do que a própria constituição do Brasil. Foi um trabalho de que nos orgulhamos e que teve ampla participação da sociedade”, afirmou Zeno Veloso, lembrando algumas histórias pitorescas do processo de elaboração da Carta Magna paraense.

O presidente da Alepa, deputado Dr. Daniel Santos, elogiou a iniciativa do deputado Raimundo Santos em criar a Galeria dos Ex-presidentes da CCJ. “Agradeço a iniciativa do meu colega deputado Raimundo Santos, um dos parlamentares mais experientes desta Casa, pois hoje demos a oportunidade para que cada um dos ex-presidentes possa se orgulhar de fazer parte dessa história e se eternizar. Me deu, pessoalmente, a oportunidade também de homenagear o avô de minha esposa, o ex-deputado Osvaldo Brabo de Carvalho”, finalizou.

Ao final do evento foram distribuídos, em homenagem aos ex-presidentes, um diploma e uma cópia do relatório da CCJ, um manual técnico que fala sobre as atividades da Comissão e onde estão consolidadas as súmulas de jurisprudência como instrumento para facilitar a elaboração de pareceres e votos em separado no âmbito da CCJ, trazendo a lume, em cada projeto apreciado, o posicionamento do STF e do STJ sobre os temas, o que aumenta a segurança jurídica no processo legislativo. Outras Assembleias Legislativas do país já pediram as súmulas para nortearem os seus trabalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém