Requerimento Aprovado de Sessão Solene para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Sem título-4

Hoje, 02 de abril, foi aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa, o Requerimento nº 160/2019, de minha autoria, que trata da realização Sessão Solene, no próximo dia 8, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade da inclusão e discutir alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Autismo – Transtorno do Espectro Autista – TEA.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado nesta data e foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre a doença que acomete pessoas de qualquer país, sexo ou classe social e envolve-as em intensidade variável, desde os quadros mais leves, onde não há o comprometimento da fala, até o modo mais grave, onde o indivíduo não tem condições de manter contato interpessoal, devido ao comportamento agressivo.
Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, podendo ser evidentes antes da criança completar 3 anos. Não existe um tratamento padrão já que cada um tem a sua individualidade, porém, após o diagnóstico, a importância de uma equipe multidisciplinar acompanhar o paciente é real.

Para a Sessão Solene serão convidados o Excelentíssimo Governador Helder Barbalho; o secretário da SESPA, Alberto Beltrame; a secretária da SEDUC, Leila Freire; a UFRA; o Núcleo Amazônico de Acessibilidade, Inclusão e Tecnologia – ACESSAR; a Comissão de Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-PA; a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE; a ONG AMORA (Atenção Multidisciplinar, Orientação e Respeito para o Autismo); e outras ONGs e Associações Paraenses que defendem o autista. A programação será realizada para dar visibilidade ao tema e combatendo o preconceito que tem afetado autistas e seus familiares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.