Deputado Raimundo Santos requer a realização de sessão solene pelo transcurso dos 500 anos da Reforma Protestante

reforma

A Assembleia Legislativa aprovou o requerimento do deputado Raimundo Santos para a realização de sessão solene em homenagem à comunidade evangélica do Brasil e do mundo, pelo transcurso dos 500 anos da Reforma Protestante. O evento ocorrerá no dia 30/10/2017, às 10h, no Plenário “Newton Miranda”, no Parlamento Estadual.

O deputado Raimundo Santos justificou que “a contribuição dos evangélicos através dos séculos, a partir da reforma, foi decisiva para a causa da liberdade, não só religiosa como de pensamento e expressão. A Reforma trouxe uma grande contribuição para o mundo, tanto no campo da fé, como na política, nas artes e na ciência. A igreja de então detinha todo o poder sobre o saber e influência decisiva na política. Era o monopólio religioso que predominava. Lutero rompeu a barreira do clericalismo, insurgindo-se contra aquele domínio. O reformador impulsionou grandemente a democratização e popularização de todos os setores do conhecimento humano.

O parlamentar afirmou, ainda, que “no Brasil colônia, a presença dos evangélicos foi tímida por causa das perseguições da inquisição. Com a vinda da família real portuguesa para o Brasil, protegida pelos ingleses, que eram evangélicos, a situação começou a mudar. A presença dos evangélicos passou a ser tolerada e aumentou com a imigração, surgindo em 19 de agosto de 1855, a primeira escola dominical em solo pátrio, instalada pelo casal de missionários Rev. Roberto Kalley e Sra Sara Kalley. A escola dominical representou o início de uma nova etapa no evangelismo brasileiro, através da divulgação e ensino da mensagem direta da Bíblia ao nosso povo. Os evangélicos passaram então a ter influência decisiva no desenvolvimento da cidadania do Brasil”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *