DestaquesGeralNotícias

Deputado Raimundo Santos reivindica uma diretoria da Agência Nacional de Mineração no Pará

O presidente da Frente Parlamentar da Mineração no Pará, deputado Raimundo Santos(PEN), que preside também a Comissão de Representação Externa da Assembleia Legislativa destinada a acompanhar o marco Regulatório da Mineração, integrada pelos deputados Hildegardo Nunes(PSDB), Dirceu Ten Caten(PT), João Chamon(PMDB) e Gesmar Costa(PSD), vai procurar todos os senadores e deputados federais do Pará a fim de unir forças quanto ao tema.

Em documento enviado ao Congresso há quatro anos, a Frente reivindica compensação aos Estados e Municípios pelos impactos socioambientais da mineração; inclusão de cláusula garantidora da participação dos Estados e Municípios mineradores no Conselho Nacional de Política Mineral; alteração da metodologia de cálculo da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral) e inclusão dos Estados na participação nos resultados da lavra devidos ao proprietário ou possuidor do solo. Defende também que 10% dos royalties sejam destinados aos municípios que não produzem minérios mas são afetados pela atividade.

A proposta prioriza, ainda, a qualificação e aproveitamento da mão de obra local dos municípios mineradores e adjacentes, além do incentivo à verticalização, garantindo a agregação de valor a no mínimo 30% da extração mineral. Raimundo Santos reivindica uma diretoria da Agência Nacional de Mineração ao Pará, e apoia o nome do presidente do Simineral, José Fernando Gomes Jr., para a vaga. (Matéria: Franssinete Florenzano)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém