DestaquesGeralNotícias

Deputado Raimundo Santos presta homenagem ao Dia do Aviador e à FAB

Uma Sessão Solene realizada no auditório João Batista na tarde desta terça-feira (29.10) homenageou o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, comemorado em 23 de Outubro. A Sessão foi proposta pelo deputado Raimundo Santos, que destacou os relevantes serviços prestados pela Força Aérea Brasileira em seus 78 anos de existência.

“A FAB cumpre um papel importantíssimo para a nossa pátria, não apenas como aquela que protege o céu brasileiro, mas também com realizações humanitárias. Ela cuida, ainda, das nossas fronteiras, apoiando as demais forças. É motivo de orgulho para a Assembleia Legislativa essa Sessão Solene que homenageia a força militar caçula, com papel fundamental para o desenvolvimento, o progresso do Brasil. A FAB também cumpre uma missão didática, já que as crianças de hoje e as futuras gerações têm na Força Aérea Brasileira uma referência de seriedade e patriotismo”, pontuou o deputado.

Além do deputado Raimundo Santos, compuseram a mesa o Sr. Brigadeiro do Ar Ricardo Freire de Campos, Comandante da ALA 9, o Tenente Coronel João Rats da Serpa Júnior, representando o General do Exército Paulo Sérgio de Oliveira, e o Comandante Militar do Norte, inspetor Claudionor de Azevedo Uchôa, representando o inspetor geral da Guarda Municipal de Belém, Sr. Almir Augusto Ferreira da Silva.

A Sessão teve como convidado o Delegado Geral da Polícia Civil do Pará, Alberto Henrique Teixeira de Barros, representado pelo delegado da PC e coordenador da assessoria de comunicação, Rodrigo Galende de Carvalho.

Logo após a exibição de um vídeo sobre o trabalho da Força Aérea Brasileira, o Comandante da ALA 9, Brigadeiro Ricardo Campos, reforçou a importância histórica de paraenses na aviação nacional. Nomes como o Brigadeiro Eduardo Gomes, primeiro comandante da Força Aérea no Pará, e Júlio Cezar Ribeiro. Nascido no município de Acará, Júlio Cezar (que depois deu nome ao Aeroporto Internacional de Belém) foi quem inventou o balão dirigível.

“Para nós é um motivo de orgulho e agradecimento essa Sessão. A Força Aérea presta um serviço maravilhoso, humanitário e de integração da Amazônia Legal Brasileira aqui no Pará. E ficamos muito felizes de contribuir com a sociedade paraense”, pontuou o Comandante Ricardo Campos.

No final da Sessão, o deputado Raimundo Santos pediu ao comandante da Força Aérea no Pará que o acervo histórico da FAB no Estado pudesse ficar à disposição para futuras exposições na Assembleia Legislativa. “Tudo isso faz parte da nossa história e será uma honra poder a compartilhar”, destacou o deputado.

Origem do Dia do Aviador

No dia 23 de Outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont tornou-se o primeiro brasileiro a voar. A bordo do 14-Bis, sua criação, Dumont fez um voo no Campo Bagatelle, na França, que ficaria registrado como o início de uma grande revolução nos meios de transporte na terra: o avião.

A Lei nº 218, de 4 de Julho de 1936, decreta o dia 23 de Outubro como Dia do Aviador no Brasil, em homenagem ao primeiro voo feito na história e graças a um brasileiro. No dia 23 de Outubro, também se comemora o Dia da Força Aérea Brasileira.

Por Syanne Neno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém