GeralNotícias

Alepa prestigia celebração de 106 anos da Assembleia de Deus

“É um momento de pouca fala, muita fé e muita emoção”. Com essas palavras, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado Márcio Miranda, saudou as mais de 20 mil pessoas presentes na abertura oficial de celebração dos 106 anos da igreja Assembleia de Deus, que no domingo (18/06), comemorou mais um ano de existência. A solenidade aconteceu no sábado (17/06), no Centenário Centro de Convenções, Região Metropolitana de Belém.

“Este é  um momento que mexe com coração de todos nós . E a Assembleia Legislativa que sempre apoiou e esteve ao lado da igreja e  sempre lembra de seu aniversário todos os anos com Sessões Solenes de homenagens, se sente honrada em estar aqui.  Nós nos curvamos , o Poder Legislativo se curva à esta igreja, desejando que ela tenha vida longa para conquistar novos fiéis, contribuindo para ajudar as pessoas, o estado e o Brasil”, declarou o deputado Márcio Miranda, chefe do Legislativo Estadual.

Em homenagem aos 106 anos de fundação da Assembleia de Deus em Belém, o Parlamento Estadual realizou uma Sessão Solene no dia12/06, no plenário “Newton Miranda”. O evento contou com a presença de cerca 350 pessoas, entre fiéis e autoridades políticas.

Além de palavras de fé, a noite também foi musical. O Coral e a Orquestra  Geral da Igreja – que este ano completaram 91 anos e 81, anos respectivamente – fizeram a abertura do evento e executaram hinos durante a programação. Vários artistas e grupos evangélicos da terra se apresentaram como o deputado estadual, cantor e pastor Raimundo Santos. Por iniciativa do parlamentar, doze proposições já foram aprovadas no Parlamento Estadual em benefício à Assembleia de Deus.

“Nós temos esse compromisso de resgatar a nossa história. Nasci em uma família de assembleianos, meus votos vêm da maioria deste povo e por isso além do compromisso de ajudar o meu estado e o meu país, eu conheço e reconheço o lado espiritual e os trabalhos sociais da igreja. Por isso, proponho leis para ajudar esta igreja e isso é um reconhecimento de todo o parlamento que sempre aprova as proposições em favor da Assembleia de Deus ”, destacou.

Com o tema “Servindo a Deus e ao Próximo com Alegria”, a programação que se encerra nesta segunda (19/06), atrai cerca de 80 mil pessoas durante os dias de comemorações. Várias caravanas do interior do Pará e convidados de outros estados como Amapá, Amazonas, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro compareceram ao evento deste ano.

O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, também prestigiou a celebração de abertura. “Estou muito feliz em estar aqui neste evento grandioso da Assembleia de Deus, que nos emociona com sua mensagem de fé e esperança em um momento como em que vivemos atualmente”, disse Meirelles.

Para o vice- governador, Zequinha Marinho, que é membro da igreja, o momento é de agradecimento.“ É uma alegria participar dessa festa em que o povo de Deus vem celebrar as bênçãos que ocorreram nesses 106 anos. Uma alegria que se estende às milhares de pessoas que foram alcançadas pelo espírito santo e pelas obras sociais da igreja”, destacou.

O presidente da Assembleia de Deus em Belém, pastor Samuel Câmara, que tem sob sua responsabilidade 550 templos na capital paraense e mais de 1.500 pastores, falou sobre os desafios da igreja nos tempos modernos.  “Essa nova geração exige uma linguagem diferente. Apesar da crise, estamos vivendo melhor na área social e economicamente. E isso diminui  a fé e a disponibilidade para as pessoas estarem nos cultos e templos”, ressalta Câmara.

ALEPA – Na semana de comemorações dos 106 anos da Assembleia de Deus em Belém, o Poder Legislativo Estadual aprovou um Projeto de Lei que declara e reconhece a Assembleia de Deus como instituição centenária, fundada em Belém, capital paraense, no dia 18 de junho de 1911, como Patrimônio Cultural, Histórico e Turístico do Pará.

HISTÓRIA  – No início do século XX, os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, teriam recebido em profecia a ordem de que tinham que pregar o evangelho num lugar chamado Pará. Ao pesquisarem num mapa, descobriram que era um local distante, localizado na Amazônia. Sem dinheiro e sem entenderem o idioma português, partiram de Nova York rumo a capital paraense. Eles desembarcaram em Belém, no dia 19 de novembro de 1910. Aqui conheceram o casal Henrique e Celina Albuquerque, que cederam sua casa para as reuniões pentecostais. Depois de muitos encontros, finalmente, no dia 18 de junho de 1911, os dois suecos fundaram em Belém a Missão da Fé Apostólica, que sete anos depois foi registrada como Assembleia de Deus.

Texto: Mara Barcellos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém