DestaquesGeralNotícias

Alepa comemora Dia Mundial de Combate às Drogas

Nesta quinta-feira, 27 de Junho, aconteceu a Sessão Solene em alusão ao Dia Mundial de Combate às Drogas, no Plenário Newton Miranda da Assembléia Legislativa do Estado do Pará – ALEPA, com a entrega da Medalha do Mérito pela Vida ‘Pastor Armando Ribeiro’.

A sessão é uma iniciativa do deputado Raimundo Santos, em parceria com o e do Deputado Fábio Freitas – Presidente da Comissão Permanente de Prevenção às Drogas – COPRED, como forma de homenagear as pessoas e instituições que prestam serviços de prevenção e combate às drogas.

Entre os agraciados com a Comenda, o destaque foi para o psiquiatra Quirino Cordeiro Júnior, Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas – SENAPRED. Na ocasião, ele apresentou a palestra ‘Perspectivas para a Nova Política Nacional sobre Álcool e outras Drogas’, além de, contarmos com a presença de representantes das Comunidades Terapêuticas do estado do Pará, que serão contempladas, em breve, com a nova política de financiamento de vagas em CT’s pelo Governo Federal através da SENAPRED.

O Secretário destacou um levantamento que aponta que 97% dos municípios brasileiros apresentam problemas causados pelo aumento do consumo de crack. Ele defendeu a Medida Provisória do Governo Federal que determina a internação compulsória de usuários de drogas. “Quando o indivíduo atinge uma situação extrema, em que ele não tem condições de tomar suas próprias decisões, coloca em risco a si e a outras pessoas, não cabe mais ao Estado ser omisso. Isso não seria uma violação de direitos, e sim a responsabilidade do Estado em cuidar dessas pessoas”, argumenta.

Quirino também destacou outra medida provisória, para o fortalecimento do Fundo Nacional Anti-Drogas por meio do confisco de bens de traficantes.

Comenda – Aprovado em agosto de 2015 no plenário da Assembleia Legislativa do Pará, o Projeto de Resolução N.º 8/2014, de autoria do deputado Raimundo Santos, instituiu a Medalha do Mérito pela Vida Pastor Armando Ribeiro do Estado do Pará. Esta Medalha é oferecida a pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram no combate às drogas através da pesquisa, orientação, prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social de pessoas que tiveram suas vidas degradadas pela dependência química.

Neste ano, 18 pessoas e instituições foram agraciadas:

– Marcos Marconi Silveira Santos Lima

– Rejane Santana Frazão

– José Renato Caxias dos Santos

– Flávio Alexandre Miranda Oliveira

– Padre Sebastião Castro Viana

– Nelcy Lima Colares

– Delegado Hennison José Jacob Azevedo

– Diógenes Júnior Fernandes Varejão

– Sebastião da Costa Medeiros

-Bispo Eduardo Bueno

– Ten. Cel. PM Marco Antônio Sirotheau Rodrigues

– Pastor Luiz Antônio Matos Amaral

– Fazenda Esperança

– Pastor Rodrigo Silva Reis

– Luís Augusto de Oliveira Veiga

– Quirino Cordeiro Júnior

– Prefeito Zenaldo Coutinho

– Comunidade Terapêutica Ressurreição

– Comunidade Terapêutica Gente Livre

Além dos parlamentares proponentes da Sessão Solene, também estavam no Plenário os deputados Caveira, Dilvanda faro e Dirceu Ten Caten.

 

Dina Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Raimundo Santos cantando “Queima de novo” no Congresso Mulheres da Assembleia de Deus em Belém