Alepa comemora Dia Mundial de Combate às Drogas

WhatsApp Image 2019-06-27 at 19.36.45

Nesta quinta-feira, 27 de Junho, aconteceu a Sessão Solene em alusão ao Dia Mundial de Combate às Drogas, no Plenário Newton Miranda da Assembléia Legislativa do Estado do Pará – ALEPA, com a entrega da Medalha do Mérito pela Vida ‘Pastor Armando Ribeiro’.

A sessão é uma iniciativa do deputado Raimundo Santos, em parceria com o e do Deputado Fábio Freitas – Presidente da Comissão Permanente de Prevenção às Drogas – COPRED, como forma de homenagear as pessoas e instituições que prestam serviços de prevenção e combate às drogas.

Entre os agraciados com a Comenda, o destaque foi para o psiquiatra Quirino Cordeiro Júnior, Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas – SENAPRED. Na ocasião, ele apresentou a palestra ‘Perspectivas para a Nova Política Nacional sobre Álcool e outras Drogas’, além de, contarmos com a presença de representantes das Comunidades Terapêuticas do estado do Pará, que serão contempladas, em breve, com a nova política de financiamento de vagas em CT’s pelo Governo Federal através da SENAPRED.

O Secretário destacou um levantamento que aponta que 97% dos municípios brasileiros apresentam problemas causados pelo aumento do consumo de crack. Ele defendeu a Medida Provisória do Governo Federal que determina a internação compulsória de usuários de drogas. “Quando o indivíduo atinge uma situação extrema, em que ele não tem condições de tomar suas próprias decisões, coloca em risco a si e a outras pessoas, não cabe mais ao Estado ser omisso. Isso não seria uma violação de direitos, e sim a responsabilidade do Estado em cuidar dessas pessoas”, argumenta.

Quirino também destacou outra medida provisória, para o fortalecimento do Fundo Nacional Anti-Drogas por meio do confisco de bens de traficantes.

Comenda – Aprovado em agosto de 2015 no plenário da Assembleia Legislativa do Pará, o Projeto de Resolução N.º 8/2014, de autoria do deputado Raimundo Santos, instituiu a Medalha do Mérito pela Vida Pastor Armando Ribeiro do Estado do Pará. Esta Medalha é oferecida a pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram no combate às drogas através da pesquisa, orientação, prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social de pessoas que tiveram suas vidas degradadas pela dependência química.

Neste ano, 18 pessoas e instituições foram agraciadas:

– Marcos Marconi Silveira Santos Lima

– Rejane Santana Frazão

– José Renato Caxias dos Santos

– Flávio Alexandre Miranda Oliveira

– Padre Sebastião Castro Viana

– Nelcy Lima Colares

– Delegado Hennison José Jacob Azevedo

– Diógenes Júnior Fernandes Varejão

– Sebastião da Costa Medeiros

-Bispo Eduardo Bueno

– Ten. Cel. PM Marco Antônio Sirotheau Rodrigues

– Pastor Luiz Antônio Matos Amaral

– Fazenda Esperança

– Pastor Rodrigo Silva Reis

– Luís Augusto de Oliveira Veiga

– Quirino Cordeiro Júnior

– Prefeito Zenaldo Coutinho

– Comunidade Terapêutica Ressurreição

– Comunidade Terapêutica Gente Livre

Além dos parlamentares proponentes da Sessão Solene, também estavam no Plenário os deputados Caveira, Dilvanda faro e Dirceu Ten Caten.

 

Dina Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.