DestaquesNotícias

105 anos da Assembleia de Deus em Belém é celebrado na Alepa

A Assembleia Legislativa realizou sessão solene, ontem, para celebrar os 105 anos da Igreja Assembleia de Deus, que surgiu em Belém e se espalhou para o mundo. Este ano será novamente feita a reconstituição, na Escadinha do Cais do Porto, do desembarque dos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da igreja, com a multidão em trajes de época e caminhada que culminará com culto na Praça da República.

A história da Assembleia de Deus tem origem na iniciativa de dois jovens missionários, que partiram da Suécia e desembarcaram na capital paraense no dia 19 de junho de 1910. Eles criaram a Primeira Igreja Batista e, em 18 de junho de 1911, fundaram uma nova igreja, intitulada Missão da Fé Apostólica, cujos próprios membros decidiram denominar, algum tempo depois, Assembleia de Deus.

IMG-20160614-WA0008
Sessão Solene em comemoração aos 105 Anos de fundação da Igreja Assembleia de Deus em Belém

O deputado Raimundo Santos, autor da sessão, destacou uma das agraciadas, Honorata Andrade, que é líder da Missão com Mulheres e irmã de Isa Cunha, paraense que lutou pelas liberdades democráticas durante a ditadura militar, foi presa e torturada, e hoje dá nome a comenda com a qual o Poder Legislativo do Pará homenageia os que se destacam na luta pelos direitos da mulher e da cidadania. Isa Cunha foi uma das fundadoras da Sociedade Paraense dos Direitos Humanos (SDDH), do Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade.

O deputado Raimundo Santos foi um dos agraciados com a medalha alusiva aos 105 anos da Igreja Assembleia de Deus, juntamente com Nelson de Oliveira Cardoso, Ronaldo Martins Barata, Sinval Ferreira entre outros. E o post mortem, Celina Martins de Albuquerque e Melquisedech Pereira dos Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo